CAPACITAÇÃO ONLINE

CONSULTA PÚBLICA PARA REGULAMENTAR ATUAÇÃO DO AGENTE DE CONTRATAÇÃO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

CONSULTA PÚBLICA PARA REGULAMENTAR ATUAÇÃO DO AGENTE DE CONTRATAÇÃO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

Proposta de normativo dispõe ainda sobre regras e diretrizes para a equipe de apoio, fiscais e gestores de contratos; interessados têm até 24 de maio para participar

Com o objetivo de receber contribuições sobre o novo decreto que vai regulamentar a atuação do agente de contratação nas licitações públicas, o Ministério da Economia (ME) abriu a segunda consulta pública sobre o tema, que regulamenta o parágrafo 3º do artigo 8º da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21). A medida terá validade para a Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.  Os interessados em participar devem acessar o Portal Participa +Brasil e encaminhar suas contribuições até o dia 24 de maio.

De acordo com o normativo em discussão, o agente de contratação será designado entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública. Entre as funções estarão tomar decisões em prol da boa condução do processo; acompanhar os trâmites da licitação, promovendo diligências para o cumprimento do calendário de contratação do órgão; e conduzir a sessão pública, verificando a conformidade da proposta em relação aos requisitos estabelecidos no edital e indicar o vencedor do certame.

Além de estabelecer os procedimentos para a atuação dos agentes de contratação, o decreto também definirá as regras e diretrizes do trabalho da equipe de apoio, da comissão de contratação e dos gestores e fiscais de contratos.

Nas licitações que envolvam bens ou serviços especiais, o agente de contratação poderá ser substituído por comissão de contratação, que deve ser formada por, no mínimo, três membros. Um exemplo de atuação de uma comissão de contratação é a realização de licitações na modalidade do Diálogo Competitivo.

A primeira consulta pública para a nova regulamentação da atuação de agente de contratação foi realizada em junho de 2021 e contou com 267 contribuições, dentre sugestões, comentários e elogios à iniciativa. A partir dessas contribuições, a equipe da Secretaria de Gestão do ME – responsável pela regulamentação da nova lei – propôs um texto mais maduro, agora em formato de decreto, para tratar do tema.

lançamento da nova consulta pública foi feito em webinar para esclarecer eventuais dúvidas das equipes responsáveis pelas licitações nos órgãos públicos. A minuta do decreto está disponível na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (10/5).

Fonte: https://www.zenite.com.br/noticias/consulta-publica-para-regulamentar-atuacao-do-agente-de-contratacao-nas-licitacoes-publicas/

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/lancada-consulta-publica-para-regulamentar-atuacao-do-agente-de-contratacao-nas-licitacoes-publicas

Compartilhe o conteúdo:

Categorias do blog:

SOBRE MIM
Pós-Graduada em Direito da Administração Pública na Universidade Federal Fluminense. Consultora e Professora Palestrante em Eventos realizados para ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, FESP – Fundação Escola de Serviço Público, IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Professora da Fundação Escola do Ministério Público da Paraíba, Professora do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Controladoria em Serviços Públicos da UNIFOA – Especialidade Técnica – Licitações e Contratos Administrativos e Gestão Pública. Premiada no II Congresso Brasileiro de Pregoeiros em 2007. Reconhecida nacionalmente pelo sucesso em mais de 1000 Pregões realizados com êxito e por formar mais de 4.000 Pregoeiros. Instrutora com atuação em nível nacional, ministrando Treinamentos, Seminários e Congressos sobre Licitações e Contratos; Capacitação de Pregoeiros – Pregão Presencial e Eletrônico; Sistema de Registro de Preços; Aspectos Polêmicos do Pregão; Pregão na Visão do TCU; Gestão e Fiscalização de Contratos; Especialização de Gestores e Fiscais, Sanções Administrativas Aplicáveis a Licitantes e Contratados; Licitação de Obras e Serviços de Engenharia, entre outros. Atuação na área de licitações e contratos desde 1996, Pregoeira desde 2001. Presidente da Comissão Permanente de Licitação desde 1999. Assessoramento Técnico de Licitação ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Autora do Livro Formação e Capacitação de Pregoeiros – Pregão Presencial e Eletrônico – Teoria e Prática Eficazes – Ed. Negócios Públicos – Coleção 10 anos de Pregão – 2008 e Autora do Manual Prático de Licitações – Pregão Presencial e Eletrônico – 2007 – Edição Especial – Seminário Administração Pública em Pauta.

ATUAÇÃO EM CURSOS FECHADOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS
Banco do Brasil – PE
Câmara Municipal de Ipatinga – MG
CBERJ – Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
Conselho Federal de Enfermagem – COFEN – DF
Conselho Regional de Farmácia
Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura
Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Paraíba
Curso de Formação de Pregoeiros
Hospital Pedro Ernestro – Rio de Janeiro
INPA – AM
Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Ministério Público do Espírito Santo
Prefeitura Municipal de Itabira
Câmara Municipal de Ipatinga
Prefeitura Municipal de São João da Barra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/SEBRAE-RJ
Secretaria da Fazenda do Estado de Piauí – PI
Secretaria de Estado da Administração – SEAD – SE
Tribunal de Contas – SE
Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – RO
Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – AM
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – MT
Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×